Como estruturar seu modelo de negócio
- Marco Antônio Miguel
- Jun 21, 2018
- 2 min read

Você pode querer realizar um sonho antigo ou enxergar uma oportunidade de mercado. Não importa o motivo: para abrir seu negócio é necessário entender as fases e os elementos que compõe esse desafio e conhecer novas ferramentas para essa jornada.
Você tem uma ideia que parece promissora. O primeiro passo é questioná-la. São uma série de perguntas. Algumas delas: seu produto ou serviço tem um diferencial? Qual seu segmento de mercado? Que tecnologia você usará? Qual seu endereço? Quais suas crenças, valores e objetivos prioritários? Que imagem deseja passar?
Ter essas respostas bem claras e definidas – e escritas, pois não adianta tudo estar na sua cabeça – facilitará sua comunicação com consultores e futuros parceiros.
Chega o momento de analisar o mercado. Pesquise indicadores que explicitem o ambiente social e econômico local. Procure especialistas ou textos que decifrem as tendências de seu mercado e comportamento dos consumidores. Por fim, compreenda como sua concorrência atua.
Antes de definir qualquer objetivo é recomendável escolher um método para alcançá-lo, isto é, determinar e seguir ações específicas. Existem muitos métodos para estruturar seu modelo de negócio. Um deles é o Canvas, criado por Alex Osterwalder.
Com ele, você conseguirá racionalizar a produção, a entrega, entender seu valor e como você é visto por seus clientes. É um mapa dividido em nove blocos que indica qual a melhor estratégia a sua empresa.
Novamente surgem uma série de questões a serem respondidas. A primeira é “como?”: quais são suas principais parcerias, que ações são fundamentais em sua empresa, os recursos mais importantes. A segunda é “o que?”: como dissemos antes, saiba que produtos e serviços você pode oferecer e qual valor eles possuem para seus clientes. A terceira é “para quem?”: entenda qual o perfil de seus clientes, como conquistá-los e qual a melhor estratégia de comunicação para alcançá-los. A última pergunta é crucial: “quanto?”. Tenha uma estrutura de custos detalhada e projete quanto e como você receberá.
Há diferentes métodos para estruturar seu negócio. Procure aquele que se encaixa com seu perfil empreendedor. Nesse período mantenha a concentração e evite a dispersão de esforços e tempo e, sobretudo, não desperdice seus recursos. Compreenda seus pontos fortes e tenha flexibilidade para agir frente a eventos ou questões inesperadas. Procure parceiros ou consultores para essa jornada.
Comentários