Metas Semanais: por que avaliar?
- Lilah Kuhn
- Jun 15, 2018
- 2 min read

As metas semanais são muito importantes porque elas representam partes da sua meta mensal e conexão com seu objetivo anual. Ou seja, as metas semanais são o fragmentar em pequenas partes que estimulam você e seu time a se engajarem mais, entrar em ação, organizar sua rotina e agenda e manter-se caminhando rumo ao objetivo traçado.
Avaliar elas ao final da semana, às sextas, seja numa reflexão individual, seja com uma reunião rápidas e focadas do time, é fundamental para que possa verificar se as ações propostas para a agenda da semana foram cumpridas, o que não foi cumprido, o que precisa de ajuste.
As ações realizadas provocam em você e na sua equipe um feedback a respeito da produtividade, quantitativo e qualitativo das entregas feitas, assim como servem diretamente de estímulo para manter o grupo ativo, focado e comprometido para continuar a jornada.
Já as ações não cumpridas são sinalizadoras de pontos de ajuste. Devem ser feitas perguntas como as a seguir para gerar um diagnóstico do estado atual e colocar o time em alavancagem para que possam realinhar e seguir na jornada:
Quais motivos de não concretização destas ações não realizadas?
Elas são Importantes, Urgentes ou Circunstanciais?
Qual o grau de gravidade delas?
Podem ser tratadas de imediato? Entrarão na programação da próxima semana?
O contexto mudou? Gerou novo cenário que impacte e impeça de alguma delas serem concretizadas?
Estas são algumas perguntas que facilitam a condução de uma reunião semanal do gestor com seu time. O recomendável é que ele, imediatamente a este diagnóstico, faça uma matriz GUT para que possa redirecionar as tarefas por grau de gravidade, urgência, tendência de vir a se repetir ou mesmo piorar a situação.
Feito isso, ele deve gerar um plano de ação / agenda da semana direcionando as novas ações, de modo a colocar em prática as soluções propostas para seguir rumo ao objetivo principal considerando os indicadores acima.
Comments