Ansiedade no Ambiente de Trabalho: como evitar
- Lilah Kuhn
- Apr 12, 2018
- 3 min read

Na ânsia por resultados cada vez maiores, alta qualidade, performance, prazos e gestão de mudanças, empresas e colaboradores se sentem cada vez mais exigidos entregar o seu melhor e superar expectativas dos seus clientes. Estes fatores certamente contribuem para colocar as equipes e líderes em estado de alerta frequentes e potencializar o estresse dentro das organizações.

Como consequência, psicólogos e terapeutas de diversas linhas recebem em seus consultórios cada vez mais casos de pessoas em quadros de ansiedade e depressão. Elas se sentem impotentes com o alto grau de exigência de suas entregas feita pelas empresas, chefias e acionistas, levando a vivência diária em contínuo estado de preocupação, emoções negativas e frustração.
Sendo assim, é mais que fundamental que as organizações adotem estratégias de promoção de saúde e qualidade de vida, física, mental e relacional, de modo a promover um ambiente favorável à criatividade e produtividade com qualidade, assim como atuar preventivamente para reduzir ou mesmo zerar os números de afastamentos de colaboradores por motivos de doença.

Profissionais saudáveis certamente possuem plenas condições de produzir e entregar serviços, produtos e projetos de excelência, bem como são promotores diretos na sociedade da confiança, credibilidade e imagem positiva de uma empresa junto ao público.
Já o contrário, colaboradores esgotados, infelizes, insatisfeitos, doentes, além de não estarem em plenas condições de performance, certamente contribuirão para impactar negativamente a presença de uma organização no mercado. Eles sinalizam verbalmente ou através de atitudes e comportamentos que a empresa em que trabalham não é respeitosa, não possuem boas práticas de gestão, promovem ambiente hostil. Geram altíssimos custos para sustentar afastamentos, reter talentos, mantê-los motivados e driblar o dilema da rotatividade, gerando um grande verdadeiro ciclo negativo tanto produtivo quanto de imagem para a corporação.

A boa notícia é que existem muitas estratégias e práticas que podem ser implementadas pelas empresas no sentido de promover cuidado com saúde e bem estar para os colaboradores, e que impactarão diretamente em melhores resultados. Algumas delas são de baixo custo ou mesmo nenhum, bastando envolver muito mais o investimento de tempo, conscientização e engajamento. Seguem algumas sugestões de cuidados para diminuir a pressão e ansiedade:
Gerar melhorias nas práticas operacionais de modo a automatizar processos e melhor uso do tempo
Promover melhores práticas de gestão e formação de leader-coach para os gestores
Eliminar maus hábitos de fofocas, vazamento de informações e clima de terror, promovendo gestão da informação de forma assertiva e segura.
Conscientizar e respeitar o horário de trabalho
Gerar metas e demandas de trabalho compatíveis com a carga horária contratada
Não permitir uso abusivo de poder e assédio moral por parte das lideranças em relação aos colaboradores
Conscientizar e respeitar a comunicação (via email, telefone, whatsapp) sobre assuntos de trabalho somente no horário comercial
Promover atividades de lazer e integração periódicos
Incentivar a prática de esportes, culturais e cuidados com a saúde
Criar espaços de descompressão e ambientes inspiradores que promovam a criatividade
Incentivar formação de grupos de corrida, práticas esportivas coletivas entre os colaboradores sem incluir conversas e demandas de trabalho
Promover a meditação e práticas de técnicas de Mindfullness para redução de ansiedade e exercício da atenção plena
Promover ações de saúde mental no ambiente corporativo, como palestras informativas e preventivas, atendimentos psicológicos, vivências, atividades experienciais em grupo
Estimular colaboradores a buscarem a terapia e outras práticas terapêuticas como estratégia de autoconhecimento, gerenciamento emocional e autodesenvolvimento.
Comments